segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Várzea recebe ações para prevenir violência

GOVERNO PRESENTE
Várzea recebe ações para prevenir violência
Publicado em 30.01.2010

Programa foi lançado ontem na comunidade Vila Arraes, prometendo diversão para as crianças e os adolescentes, chances de aprendizagem e trabalho para jovens, na tentativa de reduzir criminalidade

As crianças da Vila Arraes, uma das 11 comunidades carentes no bairro da Várzea, Zona Oeste, contam apenas com um campo de areia batida como área de lazer. Em época de férias escolares, o campinho fica cheio durante todo o dia. Soltar pipa, jogar bola de gude ou futebol são as atividades mais comuns para os meninos. Ontem, o projeto Governo Presente chegou à região com a promessa de oferecer não só diversão, mas oportunidades de aprendizado e trabalho para a juventude. A Várzea é a 13ª área beneficiada pelo programa que visa prevenir a violência.

“A gente espera que venham realmente com opções de divertimento e de ensino para as crianças. Os meninos ficam no meio da rua e a gente precisa estar atento o tempo todo para que não convivam com alguma coisa errada”, afirmou o servente Sílvio Adelino dos Santos, pai de Sílvio Jr., 8 anos, que com os irmãos e os amigos disputavam o campinho da Vila Arraes com outras crianças na manhã de ontem.

“Dizem que tem um projeto para construir uma quadra poliesportiva e uma praça aqui, mas isso nunca saiu do papel. Todo prefeito refaz a promessa só que acabamos tendo que nos contentar com esse descampado, mesmo”, lamentou o garçom Tiago Santos, morador da Vila Arraes.

O secretário de Articulação Social e coordenador do programa Governo Presente, Waldemar Borges, assegura que a iniciativa tem conseguido reduzir os índices de violência com maior intensidade. “Os homicídios vêm caindo em todo o Estado. Nas áreas onde existe o Governo Presente, os índices são ainda mais favoráveis”, destacou o secretário.

Nos primeiros 24 dias de 2010, Pernambuco teve 247 crimes violentos letais intencionais contra 282 em 2009. Uma redução de 12,4% no comparativo entre os dois períodos. Nos chamados focos de atuação, a queda na violência é ainda maior, atingindo 16,8%. “Nossa projeção é que terminaremos janeiro com uma diminuição na violência acima da meta de 12%”, comemorou o secretário.

BENEFICIADOS

Além da Várzea, o Governo Presente está em atividades nos seguintes bairros: Santo Amaro, Ibura, Jordão, Peixinhos, Prazeres, Pina, Boa Viagem, Imbiribeira, Coque, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e Nova Descoberta. A expectativa é que após o Carnaval, Paulista seja a 14ª área do Estado a receber o projeto.

As secretarias envolvidas no Governo Presente são Articulação Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Emprego, Esportes, Mulher, Defesa Social, Cidades, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e Fundarpe. Inicialmente serão cerca de 20 projetos e programas desenvolvidos no bairro para o atendimento dos moradores das comunidades.

Fonte:

JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário