quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Governo lança campanha contra tráfico de pessoas

Governo lança campanha contra tráfico de pessoas
Publicado em 10.02.2010

RIO – Cubos em tamanho quase natural com a imagem fotográfica de uma mulher aprisionada em um caixote de madeira, semelhante aos de feira, passarão a circular nas esteiras de bagagem de 11 aeroportos do Brasil, para chocar e alertar sobre o tráfico de seres humanos. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, que lançou ontem campanha de combate ao tráfico de pessoas, na Rodoviária Novo Rio.

A maior parte dos casos tem como vítimas mulheres levadas ao exterior, sob falsas promessas, que acabam exploradas na prostituição. É apelando a imagens fortes que a secretaria pretende fazer a população visualizar de forma clara o problema. “Tráfico de pessoas. Ajude o Brasil a não cair nessa armadilha”, são os dizeres. O anúncio pede ao público que faça a sua parte e denuncie – o número é 180.

“Queremos criar essa sensibilização na população. As pessoas visualizam tráfico de drogas, mas muitos não conseguem visualizar tráfico de pessoas. A campanha tem o objetivo de mostrar o que é usar as pessoas como mercadorias, encaixotá-las, para exportar ou importar. Queremos quebrar o paradigma do silêncio”, afirmou o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.

A Polícia Federal (PF) instalou apenas 800 inquéritos para apurar esse tipo de crime nos últimos 20 anos, dos quais 658 foram abertos a partir de 2000. Goiás é o líder do ranking geral negativo, com 147 casos abertos, seguido de São Paulo, com 99.
Fonte:
Jornal do Commércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário