ONU: O lado brasileiro de uma organização com várias frentes
AMANDA SEABRA
Quando se fala em Organização das Nações Unidas (ONU), imediatamente as pessoas pensam nas catástrofes mundiais e nas ajudas humanitárias promovidas por essa instituição. Mas a ONU é muito mais do que isso, ela está presente em quase tudo, está envolvida na economia, nas questões sociais, regula as comunicações, a aviação, a segurança mundial. Mas para tanto ela precisa estar presente nos países, e no Brasil não é diferente. Desde 1950 a ONU tem representação fixa no País, iniciada com os trabalhos da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). E é justamente sobre o braço da ONU no Brasil que vamos falar nesta reportagem.
A atuação das Nações Unidas em cada país varia de acordo com a necessidade. Em uma nação grande e populosa como o Brasil, são muitas as demandas e, portanto, também há uma forte presença da ONU em quase todas as áreas que ela cobre, que são muitas. A organização atua em várias frentes como, por exemplo, na questão do direito do trabalho que é regulado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que atuam nas esferas econômicas.
Atualmente há 18 organismos da ONU, como agências, fundos, programas e comissões regionais, instalados no Brasil. Há também 13 entidades que, apesar de não terem escritórios no País, se fazem presentes através de seus programas e projetos. Os diversos organismos das Nações Unidas atuam no País de forma coordenada através do Grupo de Representantes dos Escritórios da ONU no Brasil (UNCT, na sigla em inglês). O Brasil é membro das Nações Unidas desde 1945 e é um dos países fundadores da organização mundial.
A forma de assistência que é fornecida para a Nação é variável de uma agência para a outra, já que elas atuam em áreas diferentes. Contudo, normalmente as representações da ONU no Brasil atuam em parceria umas com as outras e também com o governo, em todos os níveis: federal, estadual e municipal. As agências também trabalham em conjunto com a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira.
Mas como definir a ONU? De acordo com o site do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), as Nações Unidas são uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e desenvolvimento mundial. No Brasil, segundo o professor de Direito Internacional na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Jayme Benvenuto, muitos trabalhos da ONU podem ser destacados, especialmente na área social e de direitos humanos. “A representação da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) considerou o programa brasileiro ‘Bolsa Família’ uma iniciativa modelo e não só investiu para o desenvolvimento do programa, como também levou a ideia para outros países”, destacou.
Segundo Benvenuto, que também é coordenador da ONG Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares), no Recife, apesar do “Bolsa família” ter recebido inúmeras críticas, especialmente da oposição, ele foi considerado pela ONU um exemplo a ser seguido, e grande parte da popularidade do presidente Lula no cenário internacional se deve a divulgação do projeto feita pela FAO.
Fonte: Jornal do Commércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário