quinta-feira, 18 de março de 2010

Criminalidade cai no estado

Criminalidade cai no estado
Balanço da Secretaria de Defesa Social aponta redução de 12,32% em um ano na taxa de crimes violentos


A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) divulgou ontem os números do balanço das ações do Pacto Pela Vida em 2009. O órgão contabilizou uma redução de 12,32%, na proporção por 100 mil habitantes, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - que representa lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e homicídio.

de redução anual de homicídios em 12%.

O secretário executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, garante que o trabalho do Pacto Pela Vida está dando certo. "Os números indicam que a gente vem conseguindo cada vez mais a redução da criminalidade desde o início da gestão, e isso é gratificante. O que mostra que esse modelo de política, que dá muito trabalho, também está dando resultadospositivos", defende. Embora seja muito cedo comparar os número do último ano de Eduardo Campos à frente do governo, Cláudio já adianta que janeiro e fevereiro de 2010 apresentaram uma redução significativa em relação ao mesmo período do ano passado, com diminuição de 13% e 14%, respectivamente.

Ainda segundo os números divulgados, houve aumento do CVLI em apenas três Regiões de Desenvolvimento (RDs): Araripe, Mata Norte e Sertão Central, que concentram 12% da população do estado. Na RD Metropolitana houve redução de 15% na taxa por 100 mil habitantes, ou seja, 335 mortes a menos. A redução recorde, em proporção, foi no Sertão de Itaparica: 42% a menos (o que representa menos 32 pessoas mortas). No ranking dos municípios acima de 100 mil habitantes, Recife apresentou queda de 17% na taxa, com 161 vítimas a menos. Olinda diminuiu 10% nos crimes fatais e Garanhuns 50%. Brejo da Madre de Deus no entanto, contraria os bons resultados. Houve aumento de 16 vítimas em relação ao ano anterior.

Os índices apontam ainda para o avanço em outras pastas do Pacto Pela Vida, que atua no desarmamento, aumento das prisões em flagrante e aumento dos mandados de prisão cumpridos, quando o governo fala de "redução da sensação de impunidade". Apesar dos números gerais serem animadores, nos crimes por gênero Pernambuco permanece no atraso: em 2008, foram 290 vítimas do sexo feminino, contra 299 em 2009, aumentando assim, em 2% na taxa por 100 mil mulheres.
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário