VIDA URBANA
Território da paz // Ação integrada em Santo Amaro
Cerca de 1.600 pessoas foram atendidas ontem na Ação Integrada da Cidadania, na Praça Carlos Pinto, próxima ao Shopping Tacaruna, em Santo Amaro. A iniciativa, promovida pelos governos estadual e municipal é uma das atividades do programa de segurança pública Território da Paz, vinculado ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em andamento no bairro. Foram oferecidos serviços gratuitos referentes a documentos de identificação, saúde, corte de cabelo e manicure, além de oficinas educativas, voltados para a inserção social dos moradores.
"Essa ação concretiza o novo paradigma da segurança social, em que os três poderes atuam em parceria com a população", afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos, Amparo Araújo. Cerca de 200 servidores, líderes comunitários e policiais militares fizeram o atendimento às pessoas que procuraram o local. O prefeito João da Costa passou rapidamente na praça e, em seguida, visitou as obras de saneamento realizadas em Santo Amaro.
Os serviços mais procurados foram o de emissão de documentos e de corte de cabelo. A dona de casa Maria José Bezerra, de 40 anos, havia perdido a carteira de identidade há cinco meses e retirou a segunda via do documento. "Não consegui fazer um empréstimo porque estava sem a identidade. Então, vim aproveitar a oportunidade, porque não tenho condições de pagar a segunda via", disse.
Publicado no Diário de Pernambuco em 27.09.09
Nenhum comentário:
Postar um comentário