Dias melhores em Jaboatão
PACTO PELA VIDA // Município registrou queda de 34% nos homicídios em agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado
A violência sentida na própria pele marca. A depender da situação, para sempre.
Nessas horas, contabilizar números, mesmo que frios, pode valer a pena. Ajuda a alimentar esperanças de dias melhores. Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a população parece não se preocupar em contar, mas dados levantados pela Condepe/Fidem, a pedido do governo do estado, apontam que o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) está em queda no município. Por CVLI entenda-se a soma dos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Segundo a mesma fonte, houve uma queda de 34% na taxa em agosto passado em relação ao mesmo período de 2008.
Quando se fala em um universo de 100 mil habitantes, as contas também são otimistas. Os dados coletados pela Condepe/Fidem a partir da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que a média/mensal de mortes violentas em Jaboatão dos Guararapes já chegou a 49,3 casos por 100 mil habitantes em 2004, baixando para 38,5 neste ano.
Se continuar no mesmo ritmo, o município deve alcançar a meta do Pacto pela Vida, que busca a redução de 12% nos homicídios ocorridos no estado em um ano. Isso porque a contagem aponta que há uma redução progressiva das mortes violentas nos últimos quatro anos. Entre 2006 e 2007, a queda foi de 2,4%. Entre 2007 e 2008, a redução foi de 8,3%. Enfim, entre 2008 e 2009, o índice chegou a 11,2%.
Ações - Para o diretor de Polícia Judiciária, Osvaldo Moraes, a redução nos índices tem uma explicação simples. Uma espécie de combinação entre renovação dos quadros das polícias e metodologia de trabalho. Além da integração entre as polícias Militar e Civil. Segundo ele, diante da cobrança de eficácia, a velha vaidade existente entre as corporações também foi colocada de lado. "A integração é o que faz a diferença. A competição está saudável porque não é o delegado ou o policial militar 'tal' que vai se destacar, mas sim a área que eles dirigem juntos", opinou Moraes.
Com a implantação do Pacto pela Vida, em maio de 2007, o governo estadual dividiu Pernambuco em oito territórios, 26 áreas integradas e 77 focos de atenção. Jaboatão dos Guararapes está dentro de uma dessas áreas integradas, que por sua vez tem vários focos de atenção, entre eles Piedade, Muribeca, Candeias, entre outros.
Pela primeira vez desde que o número de homicídios em Pernambuco passou a ser acompanhado mês a mês (desde 2003), o estado registrou nove meses seguidos de redução no número de assassinatos (período entre dezembro de 2008 e agosto de 2009). De janeiro a agosto de 2009, a queda acumulada na taxa de crimes violentos letais intencionais chegou a 9,9%, em comparação com os oito primeiros meses de 2008. Segundo as projeções, deverão ser contabilizadas 333 mortes violentas em todo o estado no mês de julho, que passaria a ser o segundo menos violento do ano. Os números serão divulgados oficialmente pelo governo do estado no próximo dia 15.
Em Muribeca, mais tranquilidade
No Conjunto Muribeca e em Muribeca dos Guararapes a sensação de segurança aumentou entre boa parte dos moradores. A grande maioria desconhece os números divulgados pelo governo. Mas creditam esse sentimento ao aumento da presença da polícia nas duas áreas. Segundo informações da população, viaturas costumam passar com frequência nas ruas das comunidades. Na tarde de ontem, o clima era ameno no local. Pessoas sentadas nas calçadas em frente às suas casas e crianças brincando nas ruas são sinais de que o medo da violência urbana não domina o cotidiano do bairro.
Moradora do Conjunto Muribeca há 27 anos, Maria Lindalva de Lima Santos, 58 anos, notou o aumento de policiamento no local. "Tem sempre dois policiais andando o tempo todo por aqui pela rua. O núcleo de segurança é aqui perto. Acho uma maravilha este bairro. E acontece o inverso de todos os outros: a partir da sexta-feira até o domingo, é cheio de gente na rua à noite. É muito animado", contou.
Já a técnica de enfermagem Vera Pinheiro, 56, e a vendedora de coco, Antônia Maria Augusta, 48, são menos entusiastas em relação à Muribeca. "Realmente o policiamento aumentou. Mas violência tem em todo canto", disse a vendedora. Vera Pinheiro destacou que faz tempo que não vê confusão ou escuta tiro. "Quando acontecia a gente escutava de dentro de casa mesmo, ainda na madrugada. No dia seguinte começava o comentário que morreu fulano, fulano levou uma surra".
Em Muribeca dos Guararapes os comentários dos moradores são parecidos. Já na entrada para a comunidade, tem uma viatura da polícia de prontidão. A dona de casa Odete Teixeira Inojosa, que mora no local há 33 anos, disse que depois que começou o policiamento no local, o número de assaltos a ônibus também diminuiu. "Todo dia o carro da polícia passa por aqui. A gente fica até tarde na rua sem problema. Só no feriado em que um garoto foi atingido por uma bala perdida em uma confusão. Mas, tirando esse caso, acho que nossa rua está mais tranquila", disse.
Resultado é fruto das operações
Entre as operações policiais desenvolvidas em Jaboatão dos Guararapes estão Malhas da Lei, que busca cumprir mandados de prisão por crimes violentos, Carrossel de Fogo, que são ações de prevenção realizadas pela PM em áreas críticas, e Autoria CVLI, onde cada delegado tem que cumprir as metas de conclusão de inquéritos (com autoria). Além dessas ações, a SDS também destaca os mutirões de delegados que, juntos, reforçam a equipe das áreas na intenção de bater as metas de conclusão de inquéritos.
No campo de assistência social, o governo do estado está prevendo para este mês o início de ações do Governo Presente em Jaboatão dos Guararapes, uma articulação de secretarias de estado que levam programas de inclusão social e produtiva aos moradores da Região Metropolitana do Recife.
A iniciativa, lançada em novembro do ano passado, em Santo Amaro, também foi instituída em Peixinhos e no Ibura. Está em processo de instalação no Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e em Jaboatão, onde deverá beneficiar primeiramente Prazeres. Até o fim do ano, chegará ao Coque, Cabo de Santo (Ponte dos Carvalhos), Paulista (Arthur Lundgren I e II), Nova Descoberta e Cabo.
No caso de Prazeres, irá para as comunidades de Rio das Velhas, Cauá, Favela do Dreyer, Córrego da Batalha, Córrego do Balaio, Córrego do Cemitério, Córrego da Rosa, Perpétuo Socorro e Nova Divinéia. Em Santo Amaro, a redução da violência nos nove meses do Governo Presente (-71%) é quase três vezes superior à identificada no mesmo período de um ano atrás (-24%) e dois anos atrás (-30%). Santo Amaro registrou meses sem homicídios (dezembro de 2008 e janeiro e julho de 2009).
Publicado no DIÁRIO DE PERNAMBUCO em 10.09.2009
AGRADEÇO AO SOLDADO JEFFERSON PELA ATITUDE AMIGA.SINTO P/ ELE TER SURGIDO E DESAPARECIDO C. FUMAÇA.PROFESSORA ANA.
ResponderExcluir