quarta-feira, 2 de setembro de 2009

População brasileira dá nota 6,5 ao Judiciário

População brasileira dá nota 6,5 ao Judiciário
Publicado em 01.09.2009, às 14h49
Na percepção da população brasileira, em uma escala de zero a dez, o sistema judiciário brasileiro merece nota 6,5. A conclusão é de um levantamento feito pela primeira vez pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que desenvolveu, com a participação do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, o índice de Confiança na Justiça (ICJ-Brasil). O levantamento ouviu 1.636 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre, e será feito trimestralmente a partir desta terça-feira (1).

O ICJ-Brasil é composto por dois subíndices: um de percepção, no qual a população avalia a qualidade do serviço público do Judiciário, e outro de comportamento, que procura identificar se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados conflitos. No subíndice de percepção, a avaliação da população, na escala de zero a dez, foi de nota cinco e no de comportamento foi de nota 8. Segundo a coordenadora do índice, a professora de Direito da FGV Luciana Gross Cunha, isso mostra que, "embora as pessoas não confiem tanto na Justiça, ainda assim recorrem a ela para solucionar seus conflitos".

Fonte: Agência Estado

Extraído do http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2009/09/01/populacao-brasileira-da-nota-65-ao-judiciario-198315.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário