terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bairro realiza 1ª Parada da Diversidade

Bairro realiza 1ª Parada da Diversidade
JOSÉ ACCIOLY

Cerca de cinco mil pessoas compareceram a 1ª Parada da Diversidade de Santo Amaro, realizado ontem, no bairro da Zona Norte. O evento, semelhante ao ocorrido no bairro de Dois Unidos, no ano passado, levantou o debate contra a violência sofrida pelo movimento LGBT. O tema deste ano foi “Respeitando as diferenças”, numa alusão a luta do grupo. Para derrubar o preconceito, os adeptos passaram a maquiagem, vestiram as fantasias e ganharam as ruas do bairro, num percurso de quase três quilômetros, saindo da rua Frei Cassimiro, no coração do bairro. Para animar os participantes, quatro trios elétricos entoavam os principais hits gay, como “I will survive”, “Can’t take my eyes off you” e “It’s raining men”, dando um tom completamente “cor de rosa” a festa.

“A festa vem para lutar contra um preconceito que ainda existe na sociedade, sobretudo neste bairro, onde residem muitos homossexuais e que são vítimas de violência, seja verbal ou física”, explicou um dos coordenadores do evento, Ricardo José Santos. A ideia, na edição do próximo ano, é ter concursos. “Vamos analisar a possibilidade de aumentar o percurso e criar alguns outros atrativos”, refletiu a coordenadora Agricelia Guimarães.

Pelas ruas, não faltou gente para esbanjar animação, a exemplo da drag queen Lady Diana, que nos dias de folgas se traveste de auxiliar de lavanderia José Carlos Silveira, de 53 anos. “Acompanho as paradas no Recife desde o início. Essas festas ajudam o povo aceitar a ideia. Qualquer pessoa é livre para escolher sua sexualidade”, deu o recado.

Já o cabeleireiro Márcio Cavalcante, 37 anos, reuniu-se com amigos para comemorar. “Assumi minha opção desde meus 15 anos. A festa serve para unir o movimento, que é fragmentado na cidade”, disse. Mas a festa não só havia “curiosos”, a exemplo do casal de universitários Mayara Tenório, 21, e Henrique Oliveira. Eles aproveitaram a animação para curtir a folia. “A parada parece uma prévia. Já que não fomos para Olinda, a curtição ficou por aqui”, revelou o jovem.

Fonte:

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário