quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Clipping 02 de Novembro


JORNAL DO COMMERCIO - 02.11.2009 - INTERNACIONAL

» HONDURAS
Secretária dos EUA fiscalizará acordo político
Publicado em 02.11.2009

TEGUCIGALPA – O governo dos Estados Unidos enviará a Honduras a secretária de Trabalho, Hilda Solis, para fiscalizar o cumprimento do acordo assinado na sexta-feira sobre a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya. Hilda e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos (2000-2006) serão os dois representantes internacionais da Comissão de Verificação, que será instalada hoje, sob supervisão da Organização dos Estados Americanos (EUA), para acompanhar o cumprimento do cronograma previsto no acordo. Os outros dois membros da comissão foram indicados em separado por Zelaya e pelo presidente de fato, Roberto Micheletti.

Segundo fontes da OEA, a indicação de Hilda ocorreu por pressão do governo Barack Obama, que mediou o acordo e agora tem interesse em acompanhar o seu cumprimento até o final – pelo o cronograma, isso será na quinta-feira, com a instalação de um governo de unidade e reconciliação.

A notícia da indicação de Hilda e foi comemorada por Zelaya, que aposta na pressão americana para voltar à Presidência de Honduras.

Hilda chegará em meio a um primeiro impasse entre Zelaya e Micheletti. Aliados de Micheletti, que controlam a direção do Congresso, afirmam que o acordo não estabelece um prazo para a votação e que ela só ocorrerá depois da quinta-feira e após consultas à Corte Suprema de Justiça e outras instâncias.

Em resposta, Zelaya afirma que, se não houver a votação até quinta-feira, o acordo estará rompido, pois ele não aceitará participar da montagem de um governo de unidade.

Apresidência do Congresso, que está em recesso, não fez nenhuma convocação para discutir o acordo.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO - 02.11.2009 - BRASIL

Violência // Cinco são feridos por balas perdidas
Rio - Cinco pessoas ficaram feridas por balas perdidas durante confronto entre traficantes de quadrilhas rivais, em Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. Uma van, dirigida por André Luiz de Souza Pereira, passava pelo local e ele foi atingido por um tiro na barriga. A passageira Jaqueline Venâncio, foi ferida de raspão nos glúteos. O adolescente Victor de Abreu, de 15 anos, estava em casa e foi atingido na coxa esquerda. Também foram baleados Jorge Castro, de raspão em um dos pés, e Márcio Ferreira, num dos olhos, mas até a noite de ontem não havia informações sobre onde estavam quando foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário